Aposentadoria por invalidez

O adicional de 25% é um valor que pode ser acrescido na aposentadoria por invalidez do segurado que comprovar a necessidade de cuidado ou assistência permanente de outra pessoa. Poderá ser requerido pelo aposentado por invalidez tanto no momento de solicitar a aposentadoria junto ao INSS, como após estar aposentado. Será preciso passar pela Perícia …

Aposentadoria por invalidez Read More »

Salario Maternidade

Quem tem direito? Todas as mulheres que receberam o salário-maternidade, até de 1 salário-mínimo!Mas, tem que ser dos últimos cinco anos! Se recebeu antes de 2017 já prescreveu!Vale para qualquer tipo de segurada (autônoma ou com vínculo empregatício durante o período de afastamento).Documentos que precisaremos:Senha do meu INSS ou HISCRE dos últimos cinco anos e …

Salario Maternidade Read More »

Ação de usucapião

Vocês já devem ter ouvido falar, na famosa ação de usucapião, aquela que serve para aquele que reside no imóvel que não é de sua propriedade, por um tempo considerável, tempo este que depende de cada caso em especifico, sem interrupção, nem oposição, ser declarado como proprietário e conseguir através de uma sentença, o registro …

Ação de usucapião Read More »

Filhos adotivos e o direito à pensão por morte do inss

A legislação previdenciária vigente, considera os filhos adotivos como dependentes do segurado filiado ao INSS, sendo possível que os mesmos recebam o benefício de pensão por morte em caso de falecimento dos pais. Assim, caso o filho adotivo preencha os requisitos da Lei 8.213/1991, que estabelece a condição de dependente dos filhos, em relação aos …

Filhos adotivos e o direito à pensão por morte do inss Read More »

Beneficio da pensão por morte

É possível o beneficio da pensão por morte, para o filho maior de idade inválido, conforme previsto no artigo 16, I da Lei Federal nº 8.213/91. Contudo, seria possível o recebimento do benefício, no caso de invalidez temporária? A resposta é SIM! Mesmo que o dependente, seja inválido de forma temporária, poderá receber a pensão …

Beneficio da pensão por morte Read More »

Revisão da vida toda

O STF julgou procedente a revisão da vida toda! Essa ação serve para inserir no cálculo dos benefícios os valores dos períodos trabalhados antes de 1994, que até então não contavam. Muitos aposentados terão direito a essa ação, mas só podem ingressar com o pedido benefícios iniciados a partir de 25/02/2012, respeitando a regra da …

Revisão da vida toda Read More »

FELIZ DIA DO ADVOGADO

Ser advogado(a) é receber a missão de lutar pelo direito e o devido processo legal. Ser advogado(a) é viver refém de prazos, estudar a vida toda, dar só uma “olhadinha” no processo, dar todo tipo de consulta em festas de família, ser psicólogo, contador… Mas também ser confidente, amigo e conselheiro. É trabalhar não só …

FELIZ DIA DO ADVOGADO Read More »

IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO

Quando o processo de aposentadoria está próximo, é comum que a pessoa busque reunir documentos por conta própria. Porém, este não é o recomendado, nem mesmo em casos mais simples. Tratar um caso “simples” de aposentadoria por conta pode resultar em um processo muito mais burocrático do que deveria ser. 👉 TIPOS DE APOSENTADORIAS Existem …

IMPORTÂNCIA DE CONTRATAR UM ADVOGADO PREVIDENCIÁRIO Read More »

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA EM CASOS DE DOENÇAS GRAVES

A lei 7.713/1988, em seu artigo 6º, inciso XIV, garante a isenção de imposto de renda a aposentados que apresentem doenças graves lá especificadas. Além disso, em ações deste tipo, não há resistência da União quanto aos pedidos realizados pelo aposentado, tendo em vista que a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, através do parecer PGFN/CRJ/701/2016, …

ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA EM CASOS DE DOENÇAS GRAVES Read More »